ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Lorica volta para casa em Ribeirão Preto, SP, e papagaio Genaro comemora: 'Felicidade', diz tutora

imagem

Reencontro emocionante: Lorica e Genaro, papagaios verdadeiros da espécie Amazona aestiva, se reencontram após quase um mês

Na tarde desta sexta-feira (24), em Ribeirão Preto (SP), Lorica e Genaro, dois papagaios da espécie Amazona aestiva, também conhecida como papagaio-verdadeiro, tiveram um emocionante reencontro. A fêmea, Lorica, havia desaparecido após um voo livre no dia 28 de outubro, deixando o macho, Genaro, desesperado. No entanto, após uma ligação à tutora do casal, a bióloga Thainá Cristina Nogueira, de 29 anos, Lorica foi encontrada apenas duas quadras da casa da família.

Anilha de identificação e asa cortada

Graças à anilha de identificação que Lorica usava em seu pé esquerdo, o casal que a encontrou conseguiu entrar em contato com os donos. Thainá possui documentação certificada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a criação das aves. A tutora também foi informada de que um dos asas de Lorica havia sido cortada por medo de que ela pudesse fugir novamente.

Em um post em uma rede social durante o desaparecimento da ave, Thainá fez um pedido para que a pessoa que a encontrasse não cortasse suas asas, mas ela afirma que não ficou chateada. Afinal, o importante era ter Lorica de volta em segurança.

Especies monogâmicas e o sofrimento da ausência

Genaro, o parceiro de Lorica, sofreu bastante durante a ausência da fêmea. Ele apresentou mudanças comportamentais, ficando mais abatido e triste. Segundo o biólogo Samuel Maria, que estuda as aves, os papagaios são monogâmicos e têm uma tendência a sentir falta do parceiro quando algo acontece.

"Os papagaios são monogâmicos. Dessa espécie, principalmente. Eles têm um único par na vida e só substituem em caso de morte. Alguns nem isso, não encontram outro par", explica Maria.

Felicidade e gratidão pela volta de Lorica

Com o retorno de Lorica, Genaro voltou a demonstrar felicidade, e toda a família também comemorou a volta da companheira. Francisco Carlos Nogueira, pai de Thainá, de 58 anos, ficou particularmente feliz com o retorno de Lorica, já que era a ave com a qual ele tinha uma grande conexão na casa.

"Genaro está muito feliz, minha família está muito feliz. Agora é voltar à vida normal e eu quero muito agradecer", diz Thainá, aliviada com o reencontro dos papagaios.

Conclusão

O reencontro emocionante de Lorica e Genaro, papagaios verdadeiros da espécie Amazona aestiva, trouxe alívio e felicidade para a família. A importância da anilha de identificação foi ressaltada, assim como a tristeza que os papagaios podem sentir quando estão separados de seus parceiros. No entanto, a volta de Lorica trouxe de volta a alegria para Genaro e toda a família de Thainá, fortalecendo os laços de amor e união entre os animais e seus tutores.

ADSENSE GOOGLE