ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

'Brasileiro é lixo': com 400 mil imigrantes, xenofobia cresce em Portugal

imagem

Os desafios e o aumento da xenofobia contra brasileiros em Portugal

Manuella se preparava para dormir quando ouviu o insulto vindo do prédio ao lado. "Puta!" Levantou-se da cama com a luz apagada e, pela janela, viu quando o homem gritou: "Brasileiros são lixo! Mulheres brasileiras são putas!" Ela se dirigiu até a sala e encontrou o marido fumando um cigarro na varanda enquanto testemunhava a mesma cena.

Escutaram o homem chamar brasileiras de "macacas" e "essas pretas". Tiveram a impressão de que ele falava ao telefone e dirigia as ofensas a alguém do outro lado da linha. Eram dez da noite e vizinhos reclamaram do barulho. Então o homem fechou as janelas de casa e encerrou a gritaria. O casal se recolheu ao quarto. Ela comentou: "Às vezes, é muito louco morar neste país".

O país é Portugal, onde a escritora pernambucana Manuella Bezerra de Melo, 40, o marido e um filho adolescente vivem desde 2017. Eles moram na cidade de Guimarães, na região norte. Em seis anos, Manuella observou uma popularização do discurso de ódio contra os brasileiros. É uma constatação confirmada pelos números.

Entre 2017 e 2021, as denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal cresceram 505%, segundo balanço da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial do país.

Atualmente, há uma quantidade significativa de brasileiros morando em Portugal, representando entre 4% e 8% da população, de acordo com estimativas. No entanto, a integração dos brasileiros ao mercado de trabalho português é limitada.

A dificuldade de inserção no mercado de trabalho

Segundo dados do censo português, a faxina é a tarefa remunerada mais desempenhada pelos brasileiros que vivem no país. A falta de representatividade dos brasileiros nos espaços de poder, seja nas redes empresariais, na mídia ou no parlamento e governo, é um fator preocupante.

O português Rodrigo Tavares, professor em Lisboa, destacou em um artigo para a Folha de S.Paulo que os brasileiros têm dificuldade em ocupar esses espaços de poder em Portugal. Além disso, a academia também não oferece muitas oportunidades para professores estrangeiros.

Para muitos brasileiros que decidem estudar em universidades portuguesas, a esperança de serem contratados como professores após a conclusão do doutorado acaba sendo frustrada. A falta de oportunidades de trabalho na área de formação é um obstáculo para a permanência desses imigrantes no país.

Essa dificuldade de integração nos espaços de poder no mercado de trabalho português contribui para o aumento do sentimento de xenofobia contra os brasileiros.

Aumento da xenofobia contra brasileiros

A xenofobia contra brasileiros em Portugal tem se tornado cada vez mais comum. Casos de agressões físicas, ataques verbais e ameaças de violência têm sido registrados com frequência.

Um exemplo alarmante foi o caso do engenheiro pernambucano Saulo Jucá, que foi espancado em uma cafeteria na cidade de Braga apenas por ser identificado pelo sotaque brasileiro. Episódios como esse têm gerado repercussão e levado o governo brasileiro a cobrar ações enérgicas por parte das autoridades portuguesas.

O governo português reconhece que existe um problema estrutural de racismo e xenofobia no país. A criação do Observatório de Racismo e Xenofobia de Portugal e a assinatura de um memorando de entendimento com o Ministério da Igualdade Racial do Brasil são ações importantes para o combate ao preconceito e discriminação.

A realidade cruel vivida pelos brasileiros em Portugal

A dificuldade de inserção no mercado de trabalho e as situações de xenofobia enfrentadas pelos brasileiros em Portugal são uma realidade cruel. Profissionais qualificados acabam desempenhando trabalhos subvalorizados e enfrentando preconceito por causa de seu sotaque.

Apesar dos desafios, muitos brasileiros decidem permanecer em Portugal, seja por já terem construído suas vidas no país ou por desejo de confrontar o preconceito e fazer a diferença. A conscientização e o combate à xenofobia são fundamentais para promover um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos.

A integração dos brasileiros em Portugal, tanto no mercado de trabalho quanto na sociedade em geral, é um desafio que requer ações e políticas efetivas tanto por parte do governo português quanto do brasileiro.

ADSENSE GOOGLE