ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Com móveis e eletrodomésticos perdidos, moradores de Mogi das Cruzes calculam prejuízos com chuva

imagem

A forte chuva causa estragos no bairro Jardim Planalto em Mogi das Cruzes

No dia 9 de março, uma terça-feira, os moradores do Jardim Planalto, em Mogi das Cruzes, viveram momentos de trabalho intenso após uma forte chuva que castigou diversas casas do bairro. A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que o acumulado de chuva no município foi de 97 mm no dia anterior.

Nilson Batista da Silva, um pedreiro residente do bairro há 30 anos, teve sua casa destelhada devido aos fortes ventos que acompanharam a tempestade. O pedreiro está trabalhando incansavelmente para tentar refazer o telhado de sua residência e aguarda uma posição da Prefeitura em relação aos danos causados.

O mesmo aconteceu com Gilmara Batista Brito Silva, conhecida como Mara, uma cozinheira que também mora na Rua Doutor José Juca Assi, no Jardim Planalto. Além dos prejuízos em sua casa, onde funciona um projeto social, Mara teve perdas materiais na escola onde atua. Livros, materiais escolares, carteiras e cadeiras foram danificados pela água, e ela espera que não haja danos maiores como inchaço na mobília.

Danos em toda a região

A quantidade de água que caiu no bairro em um curto espaço de tempo foi impressionante. Além dos ventos fortes, que levaram telhas de diversas casas, as árvores também caíram e houve relatos de rachaduras em muros e cabos elétricos pegando fogo.

De acordo com informações da Defesa Civil do Estado, nas últimas 24 horas foram registrados acumulados de chuva que variaram de 97mm a 10mm, sendo que Mogi das Cruzes foi o município mais afetado com o índice máximo. A chuva causou pontos de alagamento em bairros como Jardim Paulista, Oropó, Parque Olímpico e Jardim Esperança, mas a situação já normalizou.

No bairro Oropó, uma residência foi invadida pela água, o que resultou no desalojamento de três pessoas. Elas foram encaminhadas para a casa de parentes até que a situação seja resolvida.

Além disso, o Córrego dos Canudos, localizado na Avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, no bairro Socorro, transbordou, impossibilitando temporariamente o tráfego de veículos e pedestres.

Destruíção do Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Um dos grandes impactos da chuva foi a destruição da estrutura metálica do Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós, no distrito de Jundiapeba. O local é conhecido por realizar missas com a participação de milhares de fiéis. Além disso, várias ruas da cidade ficaram alagadas e árvores caíram.

Os problemas de alagamento foram registrados em diferentes ruas e bairros. Na Vila Paulista, por exemplo, a Avenida Júlio Simões teve seu córrego transbordado, levando água para as vias do entorno. Moradores relatam que esse é um problema recorrente na região.

A região central também foi afetada, com alagamentos nas ruas Tenente Manoel Alves, Brás Cubas e vias próximas. Carros ficaram presos nas enchentes e os moradores não conseguiam sair de suas casas e comércios devido ao nível da água.

Outros locais afetados foram a rua Tailândia, no Jardim Santos Dumont III, que teve alagamentos e casas inundadas, e a rua Salvador Leite Ferraz, no Mogi Moderno, onde um córrego transbordou, causando danos em casas e em uma oficina mecânica.

Além dos alagamentos, várias árvores caíram pela cidade, como na avenida Francisco Ferreira Lopes, em Brás Cubas, na rua Faveiro, no Jardim Planalto, e na rua Raimundo Glicério Augusto, no Parque São Martinho.

Conclusão

A forte chuva que atingiu o bairro Jardim Planalto em Mogi das Cruzes causou diversos estragos e prejuízos para os moradores. Além dos ventos fortes e do acumulado significativo de chuva, os pontos de alagamento e as árvores caídas também contribuíram para a situação caótica vivida pelos habitantes do bairro.

É importante ressaltar que as autoridades locais, como a Defesa Civil e a Prefeitura, estão trabalhando para solucionar os problemas e oferecer auxílio aos moradores afetados. A população também precisa ficar atenta aos alertas e orientações das autoridades em casos de fortes chuvas, visando à segurança e preservação dos bens materiais.

ADSENSE GOOGLE