O Brasil deve ter mais de 4 milhões de casos de dengue até 2024, alerta Ministério da Saúde
A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou em coletiva nesta sexta-feira (9) que o Brasil deverá ter mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024. Essa antecipação nos casos é algo que não havia sido observado em outras epidemias de dengue, que geralmente ocorrem entre março e abril.
De acordo com Ethel Maciel, a estimativa do Ministério da Saúde é que o país chegue a ter 4,2 milhões de casos de dengue, um número jamais atingido até agora. Para combater essa situação, o Ministério da Saúde está se preparando desde o ano anterior.
Distribuição da vacina
O Ministério da Saúde começou a distribuir as primeiras doses da vacina contra a dengue. Os primeiros a receberem a vacina foram o Distrito Federal e o estado de Goiás. Nos próximos dias, serão contemplados com as doses os estados da Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão.
Este primeiro lote de vacinas é composto por 712 mil doses que serão distribuídas em 315 municípios. Essa remessa corresponde a 60% dos 521 municípios selecionados para receber a vacina, segundo informações do Ministério da Saúde. A previsão é que até a primeira quinzena de março todos os 521 municípios tenham recebido doses da vacina para a faixa etária de 10 a 11 anos.
O Ministério da Saúde estima que receberá 6,5 milhões de doses do laboratório neste ano. Com esse número, a pasta planeja vacinar todo o público-alvo, de 10 a 14 anos, nos municípios selecionados ao longo dos próximos meses, de forma progressiva.
Prevenção da dengue
A prevenção da dengue é possível e começa evitando a procriação do vetor da doença, o Aedes aegypti. Esse mosquito é comumente encontrado em áreas urbanas e é atraído por reservatórios de água, onde as fêmeas depositam seus ovos.
Evitar recipientes que possam acumular água parada, como latas, garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d'água descobertas e pratos de vasos de plantas, é uma forma eficaz de prevenção. Além disso, é importante vacinar-se contra a doença.
Em fevereiro de 2024, está programado o início da campanha de vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina utilizada será a Qdenga, disponível em duas doses, podendo ser aplicada tanto em pessoas que já tiveram dengue, quanto naquelas que nunca foram diagnosticadas com a doença. No SUS, as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão prioritários.
Na rede particular, o preço da vacina varia entre R$ 300,00 e R$ 450,00 por dose. Qualquer pessoa entre 4 e 60 anos pode receber o imunizante, exceto grávidas, lactantes e imunocomprometidos.
Redes sociais